<$BlogRSDUrl$>

quinta-feira, fevereiro 12

evolução 

existe uma coisa que me vem intrigando há já muito (demasiado) tempo na evolução das espécies_ apesar de não ter feito a viagem no beagle (a de grande sucesso doedarwin, que passou pelas galápagos, não a outra para marte...), cada vez me parece mais que a adaptação dos seres vivos ao meio ambiente é demasiado rápida e especializada para que seja devida apenas a mutações genéticas fortuitas que, caso sejam positivas, prevalecem fruto da selecção natural (a lei do mais forte...)_ ou talvez apenas a escala temporal seja tão grande que está para além do meu entendimento! parece-me que, a par deste mecanismo, existe algo mais_ algo como uma modificação do dna, ainda que a um nível muito pequeno, dos seres vivos fruto de factores ambientais_ por exemplo, se uma pessoa viver a altitudes elevadas, onde o ar é mais rarefeito, o organismo tem de se adaptar a essa carência de oxigénio_ o seu dna vai ser subtilmente modificado nessa adptação, e essa alteração é transmitida às gerações seguintes_ a geração seguinte já estaria ligeiramente mais adaptada à vida em altitude_ quem diz em altitude, diz numa região mais seca, ou mais fria_ claro que se isto fosse verdade, a taxa de adaptação e o grau de especialização dos seres vivos seria muito mais rápida e profunda do que no mecanismo de darwin da evolução das espécies_ mas isto é apenas pura especulação da minha parte...

Comments: Enviar um comentário
This page is powered by Blogger. Isn't yours? Weblog Commenting by HaloScan.com