<$BlogRSDUrl$>

terça-feira, outubro 21

software livre? 

Estratégia do Governo ignora Software Livre

http://www.caixamagica.pt/pag/f_notc00.php?id=39

O Governo, através da UMIC - Unidade de Missão Inovação e conhecimento, acaba de apresentar o Plano de acção para a Sociedade de Informação (PASI) que omite qualquer referência ao Software Livre.

O plano traça a estratégia nacional para a área da Sociedade de Informação, transpondo para a realidade portuguesa algumas das indicações do programa eEurope 2005.

O documento, por sinal bem estruturado, percorre as várias áreas de acção ao longo das suas 118 páginas.

Durante o prazo de discussão pública, a ADETTI apresentou várias contribuições para a elaboração do plano na área da utilização do software livre. Outras entidades, como a ANSOL, realizaram igualmente contribuições que visavam enriquecer o plano de acção.

Não só nenhuma das contribuições foi integrada na versão final, como também não existe uma única referência a "Software Livre" ou a "interfaces interoperáveis". Confirma-se assim, que apesar da Comissão Europeia (através de várias directivas), o Conselho Europeu (através do eEurope 2005) e vários países europeus (através de legislação nacional e linhas reguladoras) considerarem o Software Livre como uma ferramenta importante para o aumento da produtividade, combate ao ciberterrorismo e melhoria da Sociedade da Informação, este continua fora da agenda do Governo Português.

caixa mágica

Comments: Enviar um comentário
This page is powered by Blogger. Isn't yours? Weblog Commenting by HaloScan.com