<$BlogRSDUrl$>

terça-feira, julho 8

Diplomas académicos... chumbos em ética! 

Felizmente a imprensa regional e mesmo nacional tem feito eco de uma muito recente deliberação do Tribunal de Coimbra. E se é certo que é raro ver catadráticos condenados, felizmente que a Justiça começa a morder os calcanhares de certos feudos universitários que se julgam acima da Lei...

E não tenhamos ilusões, fosse a Justiça portuguesa célere e implacável, e não seriam apenas pedófilos, presidentes de câmara, corruptos e larápios de 3a categoria a responder pelos seus actos... Haveria muita gente de "formação académica superior ou mais que superior" (palavras da juíza Helena Lamas) a ter que assumir a (ir)responsabilidade pela prepotência, corporativismo, arrogância institucional e "panelinhas caciqueiras" inimagináveis que, à revelia da causa pública que TÊM que prestar, vai pautando a sua actuação.

Isto de ser visionário, reformista, ultra-democrata democrata e tudo o mais "politicamente correcto" que se possa imaginar é de facto muito nobre... Sobretudo para jornais e restantes "media"... O pior é ver o que depois alguns fazem "nas suas casas".

Mas vamos com calma... É certo que a morosidade judicial e a panóplia de recursos vai protegendo quem prevarica mas, com paciência, vamos esperando por estas pequenas ENORMES "vitórias". E daqui seguem os meus fortes parabéns a quem viu os tribunal dar-lhe razão. Quando de superior há apenas o grau académico, às vezes é mesmo preciso que sejam os tribunais a vir dar umas pinceladas de ética... Sempre na esperança que esta "camada" não salte já na próxima confrontação ou concurso, entenda-se...

O caminho é longo, mas é certamente este... Que se acautele quem ainda vai pensando que a posição académica lhes confere o grau de "iluminados da nação" e os vai livrando de cumprir mas mesmas Leis que o comum dos cidadãos... Como se o estatuto profissional os promovesse a mais do que isso!


Comments: Enviar um comentário
This page is powered by Blogger. Isn't yours? Weblog Commenting by HaloScan.com